Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Responsabilização do fiador nas ações de despejo

Aplicação da Súmula nº 268/STJ

Publicado por Dr Aldo Rocha
há 5 anos

Dr. Aldo Rocha | contatos@alferoch.com.br

Advogado Tributarista e Empresarial | Sócio do Escritório ALDO ROCHA Advogados. Especialista em Direito Imobiliário.


É entendimento pacífico nos tribunais, concretizado através da Súmula nº 268/STJ de que:

"O fiador que não integrou a relação processual na ação de despejo não responde pela execução do julgado."

A garantia fidejussória, que é a satisfação do débito por terceira pessoa que não o devedor e existe nas modalidades aval e fiança, vincula diretamente fiador e locador, assim, o credor (locador) tem a faculdade de demandar o garante (fiador), por se tratar de litisconsórcio passivo facultativo.

Se o credor (locador) não o fizer, ou seja, deixar de incluir o fiador (locatário) na lide (ação de despejo) ou o excluir, acabará por deixar de lançar mão da garantia para a satisfação do crédito.

Nesse sentido, a ação de execução de título extrajudicial movida contra os fiadores de contrato de locação de imóvel não residencial urbano após o encerramento de ação de despejo proposta contra o locatário sem a citação do fiador isenta-o das dívidas provenientes do contrato, sob pena de ofensa aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

Deve haver, portanto, a efetiva citação do (s) fiador (es) para que possam responder em juízo pelos débitos decorrentes da garantia prestada, caso contrário será hipótese de nulidade processual.

O mesmo raciocínio também se aplica nas ações revisionais, que são demandas judiciais que buscam a verificação e possível correção de um contrato de financiamento, com o objetivo principal de reduzir ou extinguir o saldo devedor. Nesses casos, em não havendo o fiador integrado a ação revisional, não pode ser demandado pelos valores que por ela forem acrescidos ao antes contratado, sendo irrelevante a previsão de responsabilização até a entrega das chaves.

http://alferoch.com.br/responsabilizacao-do-fiador-nas-acoes-de-despejo

  • Sobre o autorAtuação Jurídica, Administrativa e Negocial.
  • Publicações5
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilizacao-do-fiador-nas-acoes-de-despejo/704304136

Informações relacionadas

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 8 anos

Obrigações do fiador

Wanderson Alencar, Estudante de Direito
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Ação de despejo c/c cobrança de acessórios

Petição Inicial - TJSP - Ação Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __° Vara Civel do Foro Regional Ii - Santo Amaro e Ibirapuera da Comarca da Capital/Sp Processo - Procedimento Comum Cível - contra Engealize Engenharia

Igor Vasconcelos, Advogado
Notíciashá 8 meses

Supremo Tribunal Federal decide que é constitucional a penhora de bem de família de fiador de contrato de locação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)